terça-feira, 24 de janeiro de 2017

"What is love?", Haddaway

Essa é uma das mais lembradas e celebradas músicas do gênero,  e pertence à "época de ouro" das dances de rádio, o início dos anos 1990.

Qualquer lista que reúna as mais emblemáticas dances de rádio contará com "What is love?".



"Baby don't hurt me / don't hurt me / no more" figuraram entre os versos mais cantados nos anos 1990 e certamente até hoje. A música é boa - e, mais que isso, virou um ícone de toda uma época. Tal qual outras que já passaram pelo blog - "Saturday Night", "Scatman", "L'amour toujours" - pode ser considerada um hino do segmento.

Haddaway alcançou com "What is love?" um sucesso estrondoso logo na primeira música que lançou. A obra alcançou Top 1 em uma série de países. Depois disso, Haddaway não chegou a obter nenhum sucesso tão massivo - embora emplacou bem com "Life" e "I miss you" (que ousou em usar a frase "More than words", imortalizada anos antes).

Como curiosidade, vale destacar que o cidadão Haddaway (não é nome artístico; é sobrenome) é um sujeito mais internacional do que a ONU. Vejamos: nasceu em Trinidad e Tobago, a mãe é holandesa, cresceu nos EUA, tem passaporte alemão e mora na Áustria. Tá bom assim?

Ficha técnica
Música: What is love?
"Banda": Haddaway
País: Alemanha
Época: 1993
É sampler/versão? Sim. O grito feminino é extraído de uma base musical chamada Zero-G.
Apareceu em uma coletânea de rádio brasileira? Turbo Mix 1995, da Jovem Pan
Minha avaliação pessoal: Legal.

Um comentário:

Paulo Torres disse...

A música daquele esquete do Saturday Night Live com o Will Ferrell e o Chris Kattan novinhos: https://youtu.be/tojicre_Qe8 (E que virou o lamentável filme "Os Estragos de Sábado À Noite".)