quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"Cotton Eye Joe", Rednex

Cotton Eye Joe estourou na metade dos anos 1990 e todo mundo dizia na época: "essa tem um baita jeitão daquelas clássicas country americanas!". E aí que tá: não é só jeitão, é realmente uma country clássica transformada em dance.

Trata-se de uma música que nem tem autoria conhecida, para que vocês tenham uma ideia - e sua letra original é repleta de termos no inglês arcaico, como "An' his teef wuz out, but wat uv dat?". Aliás, a música é também batizada de "Cotton-Eyed Joe", uma variação sutil. Ouça aqui uma versão mais convencional da obra.

Curiosamente, o Rednex, grupo que transformou Cotton Eye Joe em um sucesso dance, não é um grupo dos EUA, e sim da Suécia. Mas é óbvio que a cultura clássica estadunidense é a inspiração maior para o conjunto - a começar pelo seu nome, uma adaptação de "red necks", termo pejorativo local para designar a galera do interior (algo como "caipira" ou "jeca").



O Rednex estourou forte com Cotton Eye Joe e depois ainda emplacou outras obras com o mesmo estilo - mas sem o mesmo sucesso. Em 2002, até lançaram uma regravação de Cotton Eye Joe que, na minha avaliação, perde feio da original.

Ainda estão em atividade e apostando na mistura entre o folk dos EUA e o dance tipicamente europeu.

Ficha técnica 
Música: Cotton Eye Joe
"Banda": Rednex
País: SuéciaÉpoca: 1994
É sampler/versão? Sim. É a versão dance de um clássico folk dos EUA, "Cotton Eyed Joe".
Apareceu em uma coletânea de rádio brasileira? Não.
Minha avaliação pessoal: legal.

Um comentário:

C.Harada disse...

Bem bacana e concorre com o atual avici...rs