sexta-feira, 17 de março de 2017

"Santa Maria", Tatjana

Essa costuma figurar entre as mais lembradas dos anos 1990, mas não necessariamente pela música em si.

O feito de "Santa Maria", aqui no Brasil, foi protagonizar um elemento de TECNOLOGIA DE PRIMEIRA LINHA: era FAIXA MULTIMÍDIA de uma coletânea chamada TV Dance. O usuário do CD deveria colocar o disco em seu computador e a faixa 1 reproduzia o videoclipe oficial da obra.

O resultado disso era que, sempre que alguém colocava o CD para tocar de maneira convencional em um 3-em-1 ou coisa parecida, era necessário pular para a faixa 2. Sabe aquela história de intenção nobre, execução nem tanto?


Aqui no Brasil, além da faixa multimídia, Tatjana não deixou muitas lembranças, resumindo-se a "Santa Maria". No entanto, ela passa longe de ser um one-hit-wonder. Tatjana é muito famosa na Europa - menos em sua natal Croácia e mais na Holanda, país para o qual mudou com sua família quando adolescente e onde se tornou estrela. Ela construiu uma carreira relativamente bem-sucedida como atriz e modelo, chegando a posar para a Playboy diversas vezes. Esse outro lado é mais relevante do que o musical, em que o sucesso foi mais modesto.

"Santa Maria" deu origem a um cover destinado ao mercado americano, cantado por Samantha Fox. Vejam o que acham.

Ficha técnica
Música: Santa Maria
"Banda": Tatjana
País: Holanda / Croácia
Época: 1995 / 1996
É sampler/versão? Não
Apareceu em uma coletânea de rádio brasileira? As 7 Melhores Volume 2, da Jovem Pan
Minha avaliação pessoal: Média.