sábado, 29 de março de 2014

"Só tinha de ser com você", Fernanda Porto

Quando houve a virada dos anos 1990 para os 2000, apareceu por aqui uma tendência musical que parecia ter um sucesso irreversível: a combinação entre MPB e música eletrônica. "Drum'n'bossa", "samba eletrônico" e outros nomes foram dados ao subgênero, que trouxe ao estrelato diversos nomes, especialmente a "trinca" Fernanda Porto, DJ Patife e DJ Marky.

   

"Só tinha de ser com você" é uma obra dessa leva. Foge, sem dúvidas, do que costumamos citar aqui no blog - sua estrutura em nada lembra as dances de rádio que tanto apreciamos. Ainda assim, coube trazê-la pra cá porque, como já dito, o sucesso foi arrebatador. Foi aprovada por um público que somava os fãs de MPB e de música eletrônica. E, como já dito, soava como uma das precursoras de um gênero que não deixaria mais de crescer.

Porém, a realidade deu outro caminho ao caso. A onda das "MPBs eletrônicas" sumiu do mesmo jeito rápido que aparecera - dances de rádio (e eletrônicas em geral) são tão raras hoje em dia quanto eram lá por 1999/2000, antes do estouro do trio Fernanda Porto/Patife/Marky. Curiosamente, essas músicas acabaram ficando fortemente datadas, já que não há como dissociá-las daquela época.

Ficha técnica
Música: 
Só tinha de ser com você
"Banda": Fernanda Porto
País: Brasil
Época: 2001

É sampler/versão? Sim. É uma releitura de música homônima composta por Tom Jobim e gravada por Elis Regina nos anos 1960 
Apareceu em uma coletânea de rádio brasileira? Jovem Pan Remixes, da Jovem Pan
Minha avaliação pessoal: Média.

Nenhum comentário: