sexta-feira, 18 de maio de 2018

"Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)", C+C Music Factory

Tecnicamente falando, essa talvez nem seja uma dance de rádio.

Mas é indiscutivelmente relacionada com o gênero. Até por fazer parte da GÊNESE de todo o processo, o início dos anos 1990.


"Gonna make you sweat (everybody dance now)" foi o maior sucesso de um grupo com uma história pra lá de interessante. Idealizado pelos produtores Robert Civillés e David Cole (entenderam o "C+C"?), o projeto consistia em uma ação de produção, por parte dos cabeças, e contratação de outros músicos para darem a cara e serem a marca da empreitada.

Nessas, os C+C convidou a consagrada cantora Martha Wash (de Weather Girls, "It's raining men") para cantar em "Gonna make you sweat (everybody dance now)". "Então ela é a moça que aparece no clipe, certo?". Errado! Isso porque, à época, os C+C consideraram que ela estava gorda/feia demais para figurar no vídeo, então escalaram Zelma Davis, de quem foram parceiros em outras músicas. Baita maldade com a Wash, né não?

O C+C emplacou outros hits, como a consagrada (e nada dançante) "Take a toke" - que no Brasil virou hino romântico por causa da novela Quatro por Quatro, mas cuja letra fala de maconha, vejam só.

Pena que a banca acabou da forma mais trágica possível: vítima de uma meningite, Cole morreu aos 32 anos, em 1995.

Ficha técnica
Música: 
Gonna make you sweat (everybody dance now)
"Banda": C+C MUsic Factory
País: EUA
Época: 1990

É sampler/versão? Não.
Apareceu em uma coletânea de rádio brasileira? Flashback House, da 97 FM
Minha avaliação pessoal: Legal.

Nenhum comentário: